“Movimento Cisterna Já” em SP

4 de novembro de 2014 por na categoria Sustentabilidade com 0 e 2
01
Ideia é incentivar pessoas a construírem as próprias cisternas – Reprodução Pintrest

A água da chuva pode ser usada para fins não potáveis, como lavar piso, carros, irrigar plantas e descarga de vaso sanitário

Pensando em empoderar os cidadãos e criar uma alternativa emergencial para a crise d’água de São Paulo, surgiu o Movimento Cisterna Já -iniciativa independente que pretende promover o reaproveitamento da água da chuva.

02Movimento disponibiliza manuais e realizará oficinas e mutirões para captação da água da chuvaO grupo é composto por pessoas ligadas à permacultura e desde de agosto vem buscando soluções para a questão.

Claudia Visoni, uma das criadoras da iniciativa, explica que as cisternas foram identificadas como a ação mais simples e imediata, pois qualquer pessoa pode construí-las.”Afinal, se os reservatórios não dão conta do abastecimento, segurar a água que cai do céu é uma solução”, conta.

Como nas grandes cidades, a água da chuva é escoada muito rapidamente e, em contato com o chão ou esgoto, todo esse potencial é perdido.

Veja aqui como construir a sua própria cisterna.

Projeto

A ideia do movimento não é fazer a cisterna para ninguém, afinal o grupo não possui condições para isso.

O grupo pretende realizar mutirões para ensinar a construção das cisternas. O primeiro evento acontecerá no dia 9 de novembro, no Festival da Praça da Nascente, com horário a confirmar.

Na página do grupo, já é possível encontrar manuais para construção de cisternas, locais onde encontrar os

produtos, além de outras referências. Acesse aqui.

03
Manual para construção de mini cisterna caseira

© 2014 - VITALE INTEGRAL ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação